Caimbras - Você sabe o que é, como acontece e o que fazer?

As câimbras são espasmos súbitos e involuntários que ocorrem nos músculos, geralmente são dolorosos, de breve duração e aparecem quando menos esperamos. Esta dor acontece na maioria das vezes nos membros inferiores, podendo aparecer também em outros músculos do corpo.

São várias as causas das câimbras e entre elas estão:

  1. Uso exagerado da musculatura - tanto em exercícios físicos, quanto no trabalho (movimentos repetitivos);
  2. Desidratação;
  3. Falta de minerais (sódio, potássio e magnésio);
  4. Frio;
  5. Má circulação;
  6. Outras causas - doenças como diabetes, insuficiência renal e anemia.

Diante mão, a câimbra não tem tratamento específico, no entanto, o primeiro passo que deve ser feito ao senti-la é alongar o músculo e fazer massagem commovimentos circulares no local. Se for na perna, deve-se ficar de pé e colocar todo o peso do corpo na perna afetada para relaxar os músculos e aliviar a dor. Se não conseguir ficar de pé, deve-se sentar, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.

E já que o frio é uma das causas para o aparecimento das câimbras, fazendo com que a musculatura fique mais tensa e contraída, a aplicação de calor no local(compressas quentes) também é um dos meios utilizados para relaxar os músculos e assim diminuir a dor.Então, para evitar estes espasmos, é necessário:

  1. Ter uma alimentação balanceada - rica em frutas e verduras, que são alimentos que contém sais minerais (entre eles sódio e potássio) e vitaminas indispensáveis para um bom funcionamento dos músculos. Ótimas fontes de potássio são a banana, o tomate e o sal de cozinha. Mas cuidado pra não exagerar no sal e correr o risco de complicações futuras como a hipertensão arterial!
  2. Alongamentos antes e após as atividades físicas – é ao mesmo tempo uma maneira de prevenir e tratar as câimbras. Com a prática de um bom alongamento antes e após os exercícios, com certeza será bem mais raro o aparecimento dos espasmos. E se eles vierem a aparecer mais à noite, faça o alongamento antes de dormir.
  3. Beber bastante líquido – também é fundamental visto que se estamos bem hidratados, os músculos contraem e relaxam mais facilmente.

Vale lembrar que, se as câimbras estiverem se repetindo com frequência, procure um médico para saber a verdadeira causa do problema e tomar as medidas corretas, ok?

Trechos deste texto http://www.canalnoite.com.br/